Início » BLOG » RECOMEÇAR | FILOSOFIA TOLTECA

RECOMEÇAR | FILOSOFIA TOLTECA

Olá Queridas BOM ANO NOVO !!

É dia 1 de janeiro mas também Mais uma Sexta feira com Blogpost e como pico bem o ponto aqui está mais uma maneira minha de analisar um Assunto e Hoje sobre um tema um pouco mais sério !! A Filosofia Tolteca !!

Sério de uma maneira mas muito libertador de outra !! Como afirmo e mostro muitas Vezes para a nossa Vida Mudar só precisamos de Recomeçar, Reaprender, Reciclar para que ELA ganhe novo Significado !!

Como sabem sou uma Mulher que sigo muito os meus instintos e muitas vezes apesar de algum receio entro em situações que me são totalmente Novas !! Mas vou em frente e dou sempre o meu melhor para enfrentar qualquer obstáculo que se depare no meu caminho !!

Mas para chegar ao que formou a minha personalidade tive de penar muito em grandes lutas por vezes com fantasmas invisivéis e por vezes (demasiadas) Comigo mesma !!

Mas há algo em Mim que cada vez é mais forte , o meu Instinto e a minha maneira de aceitar o que está Certo e Errado !! Quando não estou bem numa situação faço tudo para a mudar nem que seja só modificar a minha maneira de a interpretar e voltar a vê-la com outros olhos !!

Quando conseguimos ver o que regula a nossa Vida , visualizamos o nosso dia-a-dia e não gostamos temos que mudar !! Mudar o que nos faz caminhar e a forma como o fazemos é muito importante !!

Mas muito caminho já percorri até chegar aqui e uma das minhas alavancas foi ler há muitos anos sobre uma Filosofia que não esqueci !! A Filosofia Tolteca !! Há pouco tempo deparei-me com o meu Namorado a ler um livro que baseava alguns relatos nesta Filosofia !!

Curioso … pensei , Raramente ouvi falar desse Tema e agora estava ali ao acaso na minha Vida !! e comentei de imediato com um Enorme sorriso que esse tema estava no topo da lista de posts a escrever aqui no Blog !! E na minha cabeça renasceu a vontade incontrolável de falar dela o mais rápido possivel !! E por isso hoje vos dou a conhecer ( ou reconhecer ) esta Filosofia !!

Os Indios Toltecs tinham um código de conduta baseado em quatro Compromissos !! Esses princípios e conselhos servem para nos transformar e transformar a maneira como agimos com os outros !!

Mas esses Compromissos são direccionados especialmente a nós Mesmas !! Á maneira como agimos connosco , como admitimos, nos modificamos e absorvemos defeitos e limitações !! São como um guia espiritual e pacifista para o nosso Mundo interior alcançar a paz e a Felicidade !!


Os 4 Compromissos Toltec :

1 – Seja impecável com as palavras : Nunca podemos esquecer que as palavras são algo muito poderos , podem trazer liberdade ou aprisionar-nos , devemos sempre manter a nossa palavra dizer-mos somente o que temos intenção e falar do que acreditamos de Verdade !! Quando seguimos a nossa palavra vivemos Felizes e em Paz !!

2 – Não leve nada para o Lado Pessoal : Quando na Vida Real ou na ficção emitimos uma opinião ela é isso mesmo, a nossa opinião . Não é a Verdade de ninguém mas sim a nossa , outros terão uma visão diferente consoante as suas crenças e vivências !!

Pensemos o mesmo das opiniões que os outros emitem sobre Nós !! Essa Verdade raramente corresponde á realidade , é a Verdade deles baseada nas suas frustações e designios !! Há muito Deixei de me importar demasiado com opiniões alheias , elas são o que são … alheias !! Não me afectam no sentido em que eu Sei o que Sou , não preciso ser Aceite !! Isto tem-me libertado ao longo dos ultimos anos e ganhei uma Felicidade e confiança que me ajuda a ver a Vida da minha Visão e da minha Felicidade !

Este Blog não teria nascido se me guiasse por opiniões que em nada toldam a minha maneira de Viver !! Se não seguisse o meu Coração e os meus Sonhos !!

3 – Não tire Conclusões : Somos Humanas , queremos sempre tirar conclusões sobre Tudo !! Mas não o devemos fazer , ao invés devemos perguntar quando não sabemos a resposta pois assim saberemos a Verdade e não só as nossas conclusões tantas vezes precipitadas !!

4 – Dê Sempre o Melhor de SI : Para mim este é o Meu compromisso e o que me leva a por os outros 3 em prática. Eu dou Sempre o melhor de Mim em Tudo o que faço e isso faz-me sentir resolvida em todas as situações pois sei que não poderia ter sido de outra forma !! Eu dei o que podia dar e isso é tudo o que Eu preciso para assegurar o meu Coração !!

Por isso eu Renasço a cada Madrugada , porque sei que olho para os erros como uma aprendizagem de tudo o que não posso Mudar !!

E como dou Sempre o Melhor de Mim eu Vivo satisfeita com todos os caminhos que diariamente tenho escolhido !!

Sempre acreditando que há algo em nós que cresce cada Vez que nos damos a oportunidade de sermos Nós mesmas mais e mais Felizes !! Sempre !!

Beijos Toltecanos 🏕

Sandrina

| Baseado nos 4 Compromissos da Filosofia Tolteca – Don Miguel Ruiz

Leave a Reply